“De facto, vivemos actualmente tempos agitados – muita coisa acontece rapidamente. Sabemos que nenhum destes ínfimos desenvolvimentos levará à percepção de que a liderança é a chave para o melhoramento em larga escala, embora tenhamos consciência de que tudo terá de ser radicalmente diferente do que foi até agora. Para além disso, a liderança eficaz é cada vez mais escassa. Podemos, por isso, esperar que iniciativas de desenvolvimento da liderança venham a dominar a cena durante a próxima época. Contudo, a liderança exigida por uma cultura de mudança nem sempre é clara e fácil de compreender. Vivemos em condições absolutamente caóticas. Por conseguinte, os líderes deverão ser capazes de agir sob circunstâncias complexas e incertas.” (Michael Fullan, 2001)
Ao evocar Fullan [numa excelente obra editada pela ASA sob a responsabilidade do colega JMatias Alves] pretendo exortar todos os colegas que irão liderar as escolas neste tempo caótico a escolherem estratégias susceptíveis de mobilizar os professores para enfrentarem os problemas mais difíceis.
Estou esperançado, mais, estou convencido que as mudanças na gestão escolar [que decorrem mais de um fetiche de uma equipa governamental e menos da inevitabilidade do processo] inspirarão os professores mais lúcidos e assertivos a encontrarem modos de comprometer e gerar compromissos intrínsecos nos seus pares.
É na adversidade que melhor nos revelamos!
Que este Natal seja vivido em paz, com esperança!
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