13 de novembro de 2007

Atavismo docente.

A intensificação do trabalho docente vai fazendo as suas vítimas, paulatinamente. Sentimentos de culpa, isolamento, ansiedade e frustração, são alguns dos efeitos da mudança que tem sido introduzida, compulsivamente, pela via legislativa no trabalho dos professores. O aumento do tempo de trabalho individual é uma solução, embora parcial, para o problema da intensificação. Solução esta que o novo Estatuto da Carreira Docente (ECD) rejeitou: o tempo semanal de trabalho lectivo (no ensino secundário) aumentou 2 horas semanais (de 20 para 22 horas); o Artigo 79º do ECD alterou as regras, agora mais gravosas, da redução da componente lectiva; a normalização da componente não lectiva torna o papel do professor ainda mais difuso.

Como não é possível utilizar a solução do aumento do tempo de trabalho individual, como é que as escolas estão a contrariar os efeitos da intensificação do trabalho docente?
Rejeito a hipótese, porque sou muito crente, de que o atavismo tenha tomado conta da classe docente!

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