27 de setembro de 2007

Abutres (cont.)

"Pelos dados tornados públicos, mais de 99% dos horários escolares em 2006/07 foram elaborados de forma equilibrada, correspondendo às orientações que existiam sobre a matéria.

Infelizmente, a forte carga lectiva que os alunos continuam a ter nos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e no Ensino Secundário (principalmente no 3º Ciclo), o excesso de turmas em algumas escolas e a desadequação dos transportes escolares relativamente aos horários dos alunos, obrigam, por vezes, a que estes se sujeitem a esforços que poderiam evitar-se.

Por essa razão, se estranha o título de primeira página de um jornal de expressão nacional, em que se afirma que os horários escolares seriam feitos à medida dos professores. Tal não corresponde à verdade e não é apenas a FENPROF que o afirma, são os próprios números da Inspecção-Geral de Educação que o confirmam.

Quanto aos critérios de distribuição de horários pelos professores, dentro de cada escola, pouco ou nada influenciam a distribuição equilibrada dos horários dos alunos. Essa é, aliás, outra das conclusões que pode ser retirada do relatório da I.G.E.

Por essa razão, e por se confirmar ter sido correcta e competente a elaboração, pelos docentes, dos horários escolares, a FENPROF saúda todos os que integraram as comissões de escola que os elaboraram, bem como os seus órgãos de gestão.

O Secretariado Nacional da FENPROF
25/09/2007"

Eis o contraditório...

Sem comentários: