O De Rerum Natura é um excelente blogue, que nos presenteia, não raras vezes, com textos interessantes acerca dos males que conspurcam a qualidade do ensino não superior. Fico algo surpreendido com a desenvoltura de alguns colegas, que não se ficam pelos diagnósticos, eles passam mesmo às soluções. Melhores manuais escolares, novos programas, reconfiguração dos planos de estudo, menos ministério da educação, etc., etc.
O rigor, a disciplina, o esforço, o trabalho, valores que dizem não ver reflectidos nas políticas de educação não superior, podem e devem estar presentes nas instituições do ensino superior, formadoras de professores, com autonomia para ditar as regras do jogo e definirem o perfil de saída dos profissionais do ensino.
Sem um ministério da educação por perto a tolher as políticas de rigor que se desejam ver implementadas no ensino superior, seria louvável que a massa crítica dos investigadores e docentes (os colegas do Rerum Natura são referidos como mero exemplo) fosse capaz de se auto-reformar e desencadear a expurgação de um certo relativismo cultural (facilitista), aquele que nos entra pelo ensino não superior dentro, pela via universitária, e que sustenta o famigerado “eduquês”.
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