“O Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS) tem como finalidade proporcionar [..] uma análise precisa, periódica e independente da evolução do sistema de saúde português e dos factores que a determinam. O propósito é facilitar a formulação e implementação de políticas de saúde efectivas. […] O OPSS produz anualmente um relatório síntese da evolução do sistema de saúde português (Relatório de Primavera), e elabora e publica trabalhos técnicos relacionados com este tema .”“O Relatório de Primavera 2006 faz uma análise exaustiva de um conjunto de conceitos (governação, boa governação, governação em saúde, e stewardship) e procura chamar a atenção para as múltiplas dimensões da governação.
[...] Princípios de boa governação
Em termos gerais, a governação é definida como o conjunto de acções e de meios adoptados por uma sociedade para promover a acção colectiva e para lançar soluções também colectivas na procura de objectivos comuns. A governação engloba, assim, todos os métodos — bons e maus —, que as sociedades utilizam para distribuir poder e para gerir os recursos públicos e os problemas comuns.
[...] é fundamental definir os princípios da boa governação e proceder à sua medição. Contudo, continua a existir um grande debate sobre a melhor forma de medir a governação. Apesar da controvérsia, o PDNU enuncia um conjunto de princípios que, com algumas ligeiras alterações, aparecem na maioria da literatura desta área (ver quadro 2 para uma descrição destes conceitos).
Quadro 2 – Princípios de boa governação – perspectiva da UNDP
Existe uma forte evidência de que os princípios do PDNU (United Nations Development Programme) colhem um reconhecimento universal. A boa governação é, como tal, uma instância da governação, onde os recursos e os problemas são geridos de forma efectiva e eficiente, como resposta às necessidades mais críticas da sociedade. Nesta óptica, os princípios da boa governação das Nações Unidas mencionadas anteriormente, pelo seu carácter quase universal, podem ser utilizados para balizar a boa governação nas sociedades e nas organizações.” (In: Relatório de Primavera, 2006)
Sinto-me convocado a pensar o sistema educativo e a organização escolar para deixar um desafio: escolha uma lente (macro ou micro) para observar uma organização. Se escolheu o ME pode facilmente verificar que está mal governado. Se escolheu uma organização bem governada, é melhor aguardar pela próxima semana para me responder ao desafio… ;o)
Sem comentários:
Enviar um comentário