13 de fevereiro de 2006

Desafios…

A onda mais recente da blogosfera [e se ainda não a apanhou ou foi apanhado o mais provável é que a onda morra na praia] é um desafio "cândido" cujo propósito será: dar a conhecer uma faceta mais pessoal dos bloggers. Exceptuando o caso dos blogues mais intimistas, a discussão dedicada à coisa educativa é mais ou menos hermética ao mundo das emoções e nem sempre revela [e por que teria de revelar?] a face humanizada [peço desculpa pelo palavrão] do blogger. Não atribuo um significado especial a este tipo de actividades, mas reconheço que interferem no CLIMA da blogosfera. Em doses moderadas, estas iniciativas podem promover a agregação de uma comunidade, enredar uma teia de discussão, fidelizar grupos de interesse.
As ondas são como as modas: Só as apanha quem quer! E só participa quem reconhece alguma vantagem nessa participação.
Isto a propósito do desafio que correu a blofosfera, tema da entrada anterior, e da ideia [alegre] da Isabel que sugere uma metamorfose do concurso de “manias”, agora observadas sob o ponto de vista educativo…
Seria um intróito deste género:
Olhar para o professorado entretido com as suas rotinas e destacar as manias MAIS e MENOS proveitosas [hummm… para quê?] para o exercício profissional.
A ideia não passará por reeditar as Virtudes capitais do professor e os Pecados mortais do professor, assuntos muito bem tratados no blogue da Lucília. Seria um olhar mais descomprometido e idiossincrático. Será possível? E como é que isto se faz?

Uma adenda para duas boas notícias:

  1. Parece que os problemas que me ocuparam o espírito durante os últimos dias estão debelados. Há que recuperar energia e a disposição…
  2. O regresso do Manel à blogosfera, De cabeça, vai enriquecer esta excelente tertúlia que se deixou embalar pela coisa educativa.

Sem comentários: