14 de novembro de 2005

Uma pequena proposta...

depois de pensar nestes comentários.

Os professores reclamam, reclamam,... e não dizem nada... ;o)

1º Os alunos devem ou não usufruir de uma escola culturalmente rica? A resposta é consensual…
2º O que é uma escola culturalmente rica? Será diferente da escola actual. Esta é apenas, institucionalmente, unidimensional: tem apenas a dimensão curricular estrita, constituída pelas disciplinas, seus programas e respectivo sistema de avaliação. Esta dimensão reduz a educação a um processo puramente intelectualista.
3º Na escola, deve ou não haver lugar a actividades de livre de escolha e de frequência voluntária dos alunos? Se a escola não virar as costas à sociedade onde se insere, não lhe resta alternativa. Coarctar os espaços e os tempos livres é constranger o processo de autodeterminação dos alunos.
4º Como é que se organiza uma escola pluridimensional? Que propostas concretas e alternativas sugerem os professores para melhorar o ensino? Atente-se aos relatos da época em que decorreu a breve experiência da escola cultural. O meu receio é que as medidas coercivas sobre o tempo não-lectivo dos professores obstruam a possibilidade de recuperar a escola personalista.
5º A organização escolar está a seguir os passos da organização desportiva: viver da carolice e da desqualificação dos profissionais da educação é um preço demasiado elevado para ser pago pelas próximas gerações.

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