2 de abril de 2005
Daltonismo cultural.
Adenda para uma legenda.
Depois de ler o comentário do Agostinho decidi situar a imagem.
O “boneco” foi criado pelo colega Carlos [um abraço aí para Bragança] no âmbito de um trabalho de grupo subordinado ao tema: Perspectivas sociológicas sobre comunicação na aula. [Voltando um pouco mais atrás: é um grupo de trabalho que procura a especialização em administração escolar.]
Uma legenda possível:
A Escola avalia, compara, classifica os discursos*, situando-os em hierarquias. (interessante, pertinente, estruturado, pobre …);
O juízo recai sobre a forma como se toma a palavra, o nível de língua, a pertinência do que se diz;
A Escola por vezes funciona como um obstáculo à comunicação, pois conceptualiza determinado tipo de discurso; seleccionou já protótipos, enfatiza a elegância discursiva, esquecendo o contexto e as raízes do falante;
Um discurso mais assertivo traduz-se (em contexto escolar e extra escolar) em conquista de influência.
[* A imagem é pouco clara. Em cima pode ler-se: pertinente, interessante, estruturado. Em baixo pode ler-se: pobre, agressivo, imperceptível.]
Mas,… a escola portuguesa não é nada disto. Há outras leituras.
Óptimo, onde estão as propostas?
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