22 de fevereiro de 2005

O outro lado da escola.

A directora de turma anima um projecto de educação sexual numa parceria estabelecida com a Universidade do Minho. Ela faz parte de uma equipa cujos elementos aderiram à iniciativa mediada pela coordenadora do projecto de educação para a saúde.
Quis saber como estavam a decorrer as actividades e, simultaneamente, tomar o pulso ao entusiasmo da colega. Ouvi lamentos e desabafos, vi entusiasmo e paixão, lembrei-me das palavras do prof. Varela de Freitas: “O que as escolas precisam é de professores que sejam profissionais e tenham consciência da sua autonomia. Professores que não se sintam funcionários. Pouco importa que, depreciativamente, os apelidem de “carolas”: o entusiasmo quando se trabalha envolve sempre alguma carolice […]”
Porque é que estas iniciativas não encontram eco nas comunidades educativas? Porque é que estas experiências esbarram nas montanhas artificiais colocadas no seu caminho pela mesquinhez e imobilismo da praga de acólitos e órgãos de gestão inertes?
Não será necessário procurar razões fora do território escolar!

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