4 de fevereiro de 2005

Bolonha no básico e secundário.

Deixo à vossa consideração duas questões retiradas da caixa de comentários de MJMatos:
1.Como é visto o assunto dos “outcomes” no Básico e Secundário?
2.Conhecem alguma escola pública que tenha definido à partida, com base num diagnóstico previamente elaborado, metas institucionais que se propõe alcançar? Penso em coisas muito concretas e facilmente mensuráveis como, por exemplo, número de aulas ministradas, número de faltas dadas por alunos, percentagens de aprovação, número de processos e participações disciplinares, percentagem de alunos envolvidos em práticas extra-curriculares, número de pais que contactam com os directores de turma dos seus educandos,etc. Poderão argumentar que este tipo de análise será excessivamente quantitativa, o que não nego. Julgo, no entanto, que uma avaliação desta natureza tem que obrigatoriamente fazer parte de um projecto de melhoria do funcionamento das nossas escolas.

Reservarei o meu comentário para mais tarde.

PS: Agradeço a chamada de atenção [oportuna] de MJMatos. Lamentavelmente omiti a autoria dos dois comentários e reponho, em devido tempo, a verdade dos factos. O 1º comentário é de MJMatos e o 2º comentário é de PJ.

Sem comentários: