28 de outubro de 2004

Educar a saúde.

Abro daqui a porta para uma discussão no Educar para a Saúde. Esta entrada “da Aptidão Física associada à Saúde” e esta “da educação física...um desafio” motivaram este comentário:
Aproveito esta nova entrada do meu amigo Miguel para dirigir a minha lente na seguinte direcção:
O corpo e o estilo de vida são fundamentais no cultivo da saúde, como tem sido amplamente demonstrado neste espaço. Por essa razão a saúde deixou de ser um assunto restrito da medicina e passou a ser também um assunto da educação. À Escola incumbe a tarefa de colaborar na formação de uma consciência moral e social no que se refere à construção de projectos de vida que incorporem esta noção. Confrontada com inúmeros paradoxos e debilidades, inclusive as questões associadas à educação da saúde, a Escola procura(?) o seu lugar e o seu papel no mosaico social do qual emerge. É a partir deste enquadramento que relanço a eterna questão de saber se a Escola se deve submeter às necessidades singulares do aluno e organizar-se tomando como quadro de referência a sua pessoa ou persistir na sua inglória tarefa de considerar o aluno massa como organizador do quadro de acção de todo o sistema educativo. Nesta matéria, como em muitas outras, encontrámo-nos na mesma carruagem.
Embora entenda o alcance das questões relativas à direcção da “nossa” área disciplinar e as implicações que daí advêm no que concerne à influência exercida no estilo de vida nos alunos, seria aceitável que a problemática dos valores, da co-educação, do ambiente, etc. surgissem a reivindicar a centralidade na abordagem disciplinar. Obviamente que esta reorientação será ainda mais aceitável quando se parte do pressuposto que todas estas questões poderão ser compatibilizadas.
Mas, não posso finalizar o comentário sem deixar de reconhecer as minhas incertezas no que diz respeito ao grau de influência da escola e, particularmente, da Educação Física sobre o estilo de vida dos alunos
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Acrescentarei uma breve nota ao comentário. Há que estimular a investigação científica agora que sobram as questões dignas de interesse para as Ciências da Educação e, em particular, para as Ciências do Desporto. O Educar para a Saúde tem sido um excelente campo de treinos. Aguardarei pelo novo estádio.

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