Não existe acordo generalizado exógeno ou endógeno sobre a falência do modelo de organização da escola. Mas admitamos que esse acordo será indeclinável tendo em conta as exigências insatisfeitas que a sociedade vai observando a partir de uma presumida ineficácia da escola. Neste quadro, a discussão sobre um modelo alternativo seria obrigatório.
Cabe-me perguntar se esse modelo alternativo prosseguiria os objectivos que têm conferido sentido à educação, agrupando-se nas temáticas sugeridas por Sacristán:
- A fundamentação da democracia;
- O estímulo ao desenvolvimento da personalidade do sujeito;
- A difusão e incremento do conhecimento e da cultura em geral;
- A inserção dos sujeitos no mundo;
- A custódia dos mais jovens, suplantando nessa missão a família?
1 comentário:
Caro Miguel
considero estupidamente interessante o desafio, para o qual reconheço e assumo não tenho nem bagagem nem argumentos suficientes ou suficientemente consolidados para avançar nela.
Mas não podia passar em branco. Pela sua extenção fica o pedido para uma visita daescola.blogspot.com
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