5 de setembro de 2004

Os fins

Decorre deste texto do Manuel um olhar sobre o actual modelo de organização da escola.

Não existe acordo generalizado exógeno ou endógeno sobre a falência do modelo de organização da escola. Mas admitamos que esse acordo será indeclinável tendo em conta as exigências insatisfeitas que a sociedade vai observando a partir de uma presumida ineficácia da escola. Neste quadro, a discussão sobre um modelo alternativo seria obrigatório.

Cabe-me perguntar se esse modelo alternativo prosseguiria os objectivos que têm conferido sentido à educação, agrupando-se nas temáticas sugeridas por Sacristán:
  • A fundamentação da democracia;
  • O estímulo ao desenvolvimento da personalidade do sujeito;
  • A difusão e incremento do conhecimento e da cultura em geral;
  • A inserção dos sujeitos no mundo;
  • A custódia dos mais jovens, suplantando nessa missão a família?

1 comentário:

manuel cabeça disse...

Caro Miguel
considero estupidamente interessante o desafio, para o qual reconheço e assumo não tenho nem bagagem nem argumentos suficientes ou suficientemente consolidados para avançar nela.
Mas não podia passar em branco. Pela sua extenção fica o pedido para uma visita daescola.blogspot.com