“a escola não é um serviço ou uma organização qualquer, é uma instituição – “a escola não se mede nem se pode medir pela satisfação dos alunos e dos seus pais, mas pela capacidade de promover os valores que proclama e que procura incarnar.
(...) Não se inscreve num mercado, mas contribui para a promoção da humanidade” (Meirieu, 2005:10).
A escola é para se aprender a conhecer, a fazer, a ser, a viver com os outros, os célebres quatro pilares da Comissão da UNESCO para a educação no século XXI. No mesmo sentido, Lessard recorda que “as instituições cumprem missões, enquanto as organizações perseguem objectivos, traduzíveis em resultados precisos” (Lessard, 2005a:23), pelo que, com as lógicas da obrigação de resultados, arriscamo-nos a evacuar a dimensão institucional da escola a favor de uma racionalidade instrumental estreita, em última instância, a reduzir o mundo à dimensão dos instrumentos que temos para o controlar."(José Azevedo, In: Actas de um Seminário realizado em 13 de Dezembro de 2005-AVALIAÇÃO DAS ESCOLAS - Modelos e Processos)
15 de fevereiro de 2008
Só para relembrar...
A escola é uma instituição!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário