20 de janeiro de 2008

Vale a pena lutar!

[Excerto de um texto que será publicado(?) no próximo número do Correio da Educação. É um olhar dirigido para as transformações no sistema escolar e um apelo à mudança de atitude de dentro para fora da escola.]

Por que é que vale a pena lutar?
[...] Recusando uma atitude de auto-complacência, direi que vale a pena lutar porque é possível criar ambientes positivos nas escolas face aos factores de mudança da função docente. A minha sugestão passa por colocar o ónus inicial da acção nas mãos dos professores e dos directores e exercer maior pressão sobre aqueles que se situam fora da escola no sentido de também eles agirem. Parte-se da premissa de que, em última instância, são os docentes e os responsáveis pelas escolas que devem fazer com que isso aconteça.

[...] Lutar em circunstâncias difíceis é um desafio extenuante. Mesmo para os mais entusiastas e enérgicos há batalhas que deixam marcas sobre a motivação do docente. Eis, uma vez mais, a pergunta: Por que é que vale a pena lutar? Será um esforço inglório? Depende de cada um de nós! Mas estou certo de que suportamos melhor a exaustão que advém do trabalho duro enquanto membro de uma equipa do que a exaustão que decorre de batalhas solitárias e dos esforços não reconhecidos. O primeiro tipo de cansaço é vencido com uma noite de sono enquanto o segundo deixa marcas mais profundas e duradoiras."

Sem comentários: