Ao sistema de avaliação dos professores são apontadas diversas vantagens e riscos. O que será necessário fazer para reduzir os riscos e potenciar as vantagens?Diga lá outra vez, por favor: “o sistema de avaliação de professores será aquilo que os professores, as suas associações e as escolas quiserem que ele seja”!? Nem mais! E esse sistema não será, certamente, o sistema que o ME definiu e impôs.
É necessário que os processos de avaliação garantam aos professores e às escolas o rigor e a transparência de todo o processo, mas existe uma outra dimensão muito importante: a aceitação do processo e do modelo de avaliação a definir pelos próprios professores. Os princípios inscritos no Estatuto da Carreira Docente não determinam as práticas mas apenas as condicionam, pelo que o sistema de avaliação de professores será aquilo que os professores, as suas associações e as escolas quiserem que ele seja. É essencial que os professores se apropriem do modelo de avaliação e o defendam, criando condições e incentivos para uma promoção sistemática do desenvolvimento de boas práticas, e impedindo que aquele se degrade ou acabe por cair no desinteresse colectivo. (Ministra da Educação)
27 de outubro de 2007
Paradoxal?…
(Pequeno excerto da entrevista da Ministra da Educação ao Correio da Educação)
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