25 de março de 2007

Semana aberta…para quê?

A Maria Lisboa deixou-me um pequeno desafio guardado na caixa de comentários: Não sabe do que falo quando evoco a Semana Aberta e "reclama" um esclarecimento.

Há muitos anos que alguns Conselhos Pedagógicos sugerem aos seus Executivos a suspensão das actividades lectivas durante uma semana. Para quê? Para apresentar à comunidade educativa o produto do trabalho desenvolvido no âmbito dos clubes escolares. É um curto período de tempo onde a escola faz jus à sua matriz pluridimensional acolhendo uma diversidade de actividades culturais realizadas por alunos e professores e trabalhadas nos clubes escolares ao longo do ano lectivo.
Como os clubes escolares foram paulatinamente decapitados, em primeiro lugar pela concorrência da área escola e depois pela metamorfose da área de projecto, a semana aberta serve de pretexto para promover a escola junto da comunidade, dando a ideia de que a escola é aquilo que se vê na montra de actividades. Alguns professores [carolas], porventura resistentes do espírito da escola cultural, acabam por disfarçar o baldio cultural em que a escola se transformou, agora mais preocupada que nunca em formar mão-de-obra especializada para empregos de curta duração.

A designação diz tudo: Semana aberta. Significa que, pelo menos uma vez por ano, a escola deixou de olhar, unicamente, para o seu umbigo.

Sem comentários: