14 de janeiro de 2007

Medalhados…

"Medalhas para professores e contínuos

A atribuição da medalha de mérito municipal (grau prata) a professores e contínuos com 25 anos ou mais foi o momento alto das comemorações do Dia do Município de Santa Marta de Penaguião, que ontem festejou 103 anos como concelho. Na cerimónia, que decorreu no auditório municipal, foram homenageados nove contínuos e 36 professores. Destes, 14 foram distinguidos a título póstumo, tendo os seus familiares recebido o galardão.

A professora mais antiga, Adelina Carmona, tem 101 anos, foi uma das atracções do evento que teve a presença do governador civil de Vila Real, António Martinho que "enalteceu a acção do Município ". " São estas atitudes que dignificam o poder autárquico" sublinhou. O presidente da Câmara de Santa Marta de Penaguião, Francisco Ribeiro, disse, ao JN que o objectivo foi "recordar e prestar homenagem a um conjunto de profissionais do ensino primário que, com muitas dificuldades inerentes à época deram muito de si prol da educação e formação dos alunos do concelho
". Almeida Cardoso

Num cantinho do JN descobri a notícia. Sendo um facto raro nos tempos que correm, foi com alguma estranheza que li as declarações do governador civil de Vila Real. E como quero ser muito crente, mas mesmo muito crente, quero acredito que aos professores de Inglês e de Educação Física que prestam serviço nas escolas do 1º ciclo do concelho não faltarão condições [materiais e financeiras] para exercerem com dignidade as suas funções.

Adenda: O professor Varela de Freitas, mais optimista, já reabriu o seu blogue A Memória Flutuante. Ainda bem!

Sem comentários: