28 de outubro de 2006

É um projecto é!

Na página da DGIDC o destaque é o projecto é! Depois de ler a sinopse do projecto fiquei convencido de que se trata de mais uma iniciativa redundante do ME. "O Projecto é! é um projecto de acção global da escola de educação para o empreendedorismo. A Educação para o empreendedorismo é!: Educação transversal para a vida; centrada na acção; focalizada no processo e nos resultados; coerente e constante; integrada multidisciplinarmente; contextualizada; auto-construída pelos/as alunos/as."
O projecto é! é, a meu ver, mais um apelo à faceta utilitarista da escola. Depois da promoção dos cursos profissionalizantes que visam a mão-de-obra qualificada, era necessário promover as competências-chave e o espírito empreendedor para os gestores do futuro: “Autoconfiança/Assumpção de riscos; Iniciativa/ Energia; Resistência ao fracasso; Planeamento/Organização; Criatividade/Inovação; Relações interpessoais”.

A linearidade do pensamento dos decisores políticos é confrangedora: Penso num problema social, económico, ecológico, ético, estético,… crio uma comissão que engendra um projecto, nasce um plano para ser aplicado na escola - uma educação para…. , faço uma apresentação pública com mais ou menos pompa e circunstância, envio às escolas uns prospectos e informações com mais ou menos detalhe,… e espero pelos resultados… e como não tenho tempo para esperar porque sou uma pessoa muito ocupada e a minha função é de curto prazo, o melhor é regressar para o gabinete porque o mundo reclama a minha presença… e os meus projectos.

Que triste sina…

Sem comentários: