22 de outubro de 2006

Spam político…

"A primeira técnica da nova propaganda é criar uma central. Santana Lopes caiu no erro, felizmente, de anunciar a sua criação. O Governo de Sócrates não caiu no erro de anunciar - e criou-a. Os seus principais responsáveis estão nos gabinetes, mas mantêm-se na sombra. Como referiu António Barreto (PÚBLICO, 15.10), Sócrates tem "ao seu serviço (...) uma imbatível organização de comunicação" e "a organização da propaganda e das relações públicas, servida por centenas de profissionais, tem-se revelado impecável".
[…]
A segunda técnica da nova propaganda é a do encharcamento dos media com informação. O Governo produz diariamente "agenda" que ocupa tempo dos jornalistas - não lhes permitindo investigar outras coisas - e espaço e tempo nos conteúdos mediáticos. Para conseguir a eficácia deste agendamento - isto é, o controle da importância hierárquica das notícias - o Governo necessita de controlar a marcação da cobertura e atenção mediáticas. Noutro Governo, Jorge Coelho fazia-o através da TSF. Agora, a Lusa é, neste domínio, de capital importância. Controlar a agenda pela Lusa pode significar a inundação dos outros media com informação governamental, deixando de fora acontecimentos previstos que não interessa ao executivo noticiar.
[…]
Uma terceira técnica da nova propaganda visa "tapar" notícias que desagradem ao Governo. A oposição tem previsto fazer isto ou aquilo? O Governo anuncia uma medida qualquer, mesmo que fora do tempo. Os sindicatos fazem greve de grande impacto? Arranja-se uma manchete importante para esse dia, de forma a encher os noticiários e a esvaziar da agenda outros órgãos do Estado, a oposição ou a sociedade civil. Dado que o Governo não pode evitar a atenção dos media às outras instituições e partidos, usa a técnica do abafamento dos outros no espaço público. "

Eduardo Cintra Torres In: Público (22/10/2006)
Espero que mantenham a vigilância não depreciando o súbito aparecimento de spam político [uma metamorfose do publicitário] na blogosfera… ;)

Sem comentários: