15 de setembro de 2006

Desconhecer e fugir para diante

Joaquim Azevedo*

“[…] Estamos, de facto, perante uma crise real e profunda do sistema educativo. Mais, existe uma incapacidade inquietante em pensar com tempo, profundidade e persistência o que realmente subjaz a esta crise (será que alguma vez criamos hábitos de pensar deste modo a nossa sociedade?). Alguns espertos, como mera estratégia de recurso e como “fuga para a frente”, agarram-se ao mais insensato senso comum e enunciam à exaustão uns slogans elaborados apressadamente, à falta de melhor e porque a repetição de frases feitas e sem qualquer explicação é uma das conhecidas vias de endoutrinação.

A crise existe, é generalizada e, entre nós, apresenta contornos particularmente graves. Ela tem causas que se colam a um percurso histórico concreto e a opções políticas da elite dirigente do Portugal democrático. De nada vale esconder a cabeça na areia, é preciso investigar e debater esta situação sem descanso, pois é urgente agir acertadamente (como estão tão em moda os apelos ao agir, agir, agir, outro sinal de fuga para a frente!), ou seja, melhorar a escola portuguesa. O contributo das ciências da educação (a educação é uma actividade humana complexa que carece do contributo de várias ciências para ser compreendida) tem sido precioso, não só para compreender o caminho percorrido como para perceber fracassos e impasses actuais. Este contributo das ciências da educação pode ser analisado pelo menos sob três prismas: (i) elas têm-nos afirmado e reafirmado que há políticas que têm sido seguidas que só podem conduzir ao desastre; (ii) elas lembram-nos que há uma realidade social que nos condiciona e amarra e que não é possível puxar pelas folhas para fazer crescer e verdejar a alface; (iii) elas sugerem, de muitos modos, que há outras vias que se deveriam percorrer para melhorar a educação e os seus resultados. […]”

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* Membro do Conselho Nacional de Educação, Director do Instituto de Educação da Universidade Católica do Porto
Publicado no Jornal de Letras - Educação

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