4 de março de 2007

Do relatório…

Questões críticas que emergem da fase de avaliação do impacto da Reforma do Ensino Secundário (In: 2º Relatório, GAAIRE, pp. 2-4)

1. Sistema de Educação-Formação;
2. Sistema de Gestão/Organização escolar;
3. Sistema de Comunicação/Informação entre os actores e as instâncias de decisão.

1. Sistema de Educação-Formação.

Diversificação da oferta formativa.
 Problemas com o desenho dos cursos científico-humanísticos;
 Centralização, nos serviços do ME, da definição de formação sócio-cultural e científica dos currículos do cursos profissionais;
 As disciplinas dos cursos tecnológicos exigem professores com formação específica para a sua leccionação – o regime de contratação de professores e a lógica de definição das habilitações e dos grupos de docência dificilmente compatíveis com as necessidades das escolas.

Maleabilidade.
 Número reduzido de casos de mobilidade dos alunos e esta constatação remete para o facto da mudança decorrer tendencialmente de percursos de insucesso e não de reorientação vocacional;
 O elevado número de disciplinas optativas à disposição dos alunos, nos cursos científico-humanísticos, não se concretiza numa diversidade efectiva de opções, dado que as escolas estão limitadas na sua oferta (por constrangimentos vários: nº mínimo de alunos por turma, características do quadro de professores, condições físicas e materiais);
 A orientação vocacional tem pouco impacto na escolha do percurso formativo dos alunos.

Componente prática das aprendizagens.
 Diminuição efectiva do peso do ensino prático e/ou experimental ao longo dos três anos do ensino secundário (A extinção das disciplinas técnicas não foi compensada na carga horária atribuída às disciplinas de formação específica; dificuldade de articulação teoria e prática nos períodos lectivos de 90 minutos);
 Necessidade de redefinição dos objectivos da disciplina de TIC.

Potencial de inovação das práticas pedagógicas.
 Reduzida diversidade de práticas pedagógicas e de estratégias e instrumentos de avaliação;
 Os mecanismos de promoção do sucesso escolar são avaliados como produzindo resultados muito limitados (as aulas de apoio ou as salas de estudo registaram fraca adesão por parte dos alunos e uma apreciação negativa dos professores quanto à sua eficácia);
 O peso dos exames na classificação considerada para o acesso ao ensino superior é referido consistentemente como um factor de condicionamento das práticas pedagógicas, ao obrigar à orientação da leccionação para a aquisição de saberes avaliáveis por esta prova de avaliação sumativa.

(continua…)

Sem comentários: