13 de outubro de 2006

Vagueando pelo relatório das Taipas *

III – Domínios chave do desempenho educativo - Síntese e classificação
1. Resultados
A escola define como objectivo central a aproximação entre os resultados nos exames nacionais e as classificações internas e vários interlocutores enfatizaram o facto de ser “a melhor do ranking no concelho de Guimarães”. In: RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO EXTERNA - ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS DAS TAIPAS (p.3).

Três breves comentários:
1. Um dos grandes problemas que se colocam às escolas que estabelecem os seus objectivos orientados para os resultados dos alunos nos exames nacionais é o perigo de se começarem a delinear estratégias defensivas que lhes possam assegurar um lugar no ranking, nomeadamente: “convidar” os alunos a desistirem [“sugerindo” anulações de matrículas] não os levando a exame; e a adopção de critérios “apertados” para que muitos alunos não acedam aos exames…

2. Que lugar ocupam as disciplinas que não entram nesta grande competição nacional?

3. Finalmente, este objectivo deixa de fora uma multidimensionalidade de problemas que não são traduzíveis em provas de exame.

* Nota: Porquê esta incursão pelo relatório das Taipas? Ao contrário do que possa parecer, este destaque não se deve ao desempenho do seu presidente na aparição pública no programa do Prós. Foi o critério de proximidade geográfica que ditou a minha escolha.

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