24 de abril de 2007

Comissão de segurança?

Um relatório da Assembleia da República sobre violência nas escolas recomenda a criação de uma «Comissão de Segurança» em cada estabelecimento de ensino, constituída por representantes de alunos, professores, pais, pessoal auxiliar e forças de segurança.
Esta ideia de que um problema se pode resolver através da criação de uma comissão só colhe junto da comunicação social pouco atreita à investigação e ao contraditório.

A escola não precisa de mais comissões, órgãos ou engenharias normativas! Precisa que se valorizem os profissionais que nela trabalham, precisa de autonomia na gestão da creditação horária, precisa de menos controlo burocrático-administrativo. É evidente que também precisa do apoio de técnicos especializados em acção social e em mediação de conflitos, animadores sociais, psicólogos e psiquiatras [uma ala de psiquiatria com internamento é uma hipótese a ponderar]. Precisa da cumplicidade dos empregadores e da tutela. Precisa de uma educação para a não-violência que não se circunscreva ao espaço escolar. Precisa de políticos (in)formados!...

Sem comentários: