3 de dezembro de 2006

Sugestão de leitura

As actas do VI Congresso da AEPEC estiveram seis anos no prelo.
A colectânea de textos EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL – As Perspectivas do Movimento da Escola Cultural – organizada pelo Professor Manuel Ferreira Patrício e editada pela Porto Editora, vem clarificar os conceitos de Educação e Formação Profissional.
“Continua na ordem do dia o problema da formação profissional. Este problema não se confunde com o problema da formação, que é lidimamente o da educação. É muito para lamentar que os documentos oficiais da União Europeia, e dos Governos e Administrações dos Estados que a integram, façam e promovam em geral esta confusão, que não deixará de induzir na educação europeia (e na Europa!...) consequências graves.
Neste livro distinguem-se os conceitos. Ele trata de Educação e de Formação Profissional, que são realmente coisas diferentes e que é necessário conceber com rigor, efectuar com rigor, relacionar e articular em consequência, com a necessária solidez.

Vários são os olhares que os diversos utentes, responsáveis e actores lançam sobre a temática da Educação e Formação Profissional. Várias as abordagens teóricas e práticas realizadas pelos profissionais respectivos. Vários os caminhos, percorridos ou propostos, das práticas e políticas propriamente ditas.

Num país que liquidou - expedita, silenciosa e inconscientemente!... - o Ensino Técnico Profissional, abrindo com isso uma ferida que tarda em sarar, não é importante - é imperativo!... é urgente!... - reequacionar o problema da educação e da formação profissional, de cuja solução depende o futuro da sociedade.”

Sem comentários: