12 de setembro de 2006

Contradições…

Maria de Lurdes Rodrigues disse, entretanto, não estar preocupada com a greve que os sindicatos de professores estão a preparar, afirmando estar preocupada apenas "com os resultados escolares dos alunos e com o cumprimento dos objectivos do programa do governo".
A negociação do novo ECD não está a correr bem: Os sindicatos ameaçam com a rotura negocial se o ME se mantiver intransigente; A ministra desvaloriza as ameaças de greve, e sem contestar as acusações dos sindicatos, dá um sinal claro de que para o ME os problemas sentidos pelos docentes são irrelevantes e marginais.

Para quem se diz preocupada com o cumprimento do programa do governo, esperava-se da ministra outra atitude. É que o programa do governo é bem claro:
[…] A avaliação do desempenho dos professores, neste contexto, deve ser acompanhada por iniciativas que aumentem a motivação e a auto-estima dos professores em função dos resultados obtidos e das boas práticas reconhecidas pelos seus pares. [o negrito é meu]
Será que o sistema de quotas que limitará o acesso à carreira de professor titular faz parte desse conjunto de medidas promotoras da auto-estima dos professores?

Sem comentários: