5 de abril de 2005

Fragmento de um diário de aula.

Segundo dia do que resta do período:
Continuam as conversas personalizadas com os alunos. Há que lançar o novo e breve ciclo. Os aspectos que foram alvo de classificação no final de período serão reajustados, detalhadamente, em função das metas alcançadas e da projecção das possibilidades de cada um. Tudo tem sido discutido cara a cara distante do grande grupo. Enquanto decorre a negociação há que manter a turma envolvida no trabalho agendado. O V. e o J. têm dificuldades em dirigir a atenção para a tarefa e aproveitam para agitar o ambiente. É necessário interromper a conversa sem desencorajar o C. Após uma reformulação da proposta inicial, V. e J. regressam ao trabalho. Uma palmada nas costas fecha o contrato e C. retoma o seu lugar. T. aproxima-se do canto da sala solicitando um esclarecimento. De repente, um estrondo, um alarido e uma persiana caída. Alguns minutos para retomar a calma após o riso generalizado e a persiana colocada no topo da janela. T. senta-se e abre o Portfolio. Outro discurso, metas distintas e a conversa interrompida pela contingência da situação educativa. O desfecho repete-se, a aula continua.

Sem comentários: