2 de janeiro de 2005

Construção de sentido...

... para as situações escolares.

"Cada ser humano está, desde que nasce, «condenado» a aprender, ou seja, a atribuir sentido à realidade complexa em que se insere, fazendo-o a partir da sua história cognitiva, afectiva e social. Este processo de atribuição de sentido corresponde à construção de uma visão do mundo, isto é, de si próprio, da sua relação com os outros e da sua relação com o mundo. Esta perspectiva da centralidade da construção do sentido e da problemática da relação com o saber está omissa, e tende a ser contrariada, pela tentativa de querer resolver os problemas da escola a partir de um acréscimo de eficácia nos procedimentos de ensino. Esta perspectiva da eficácia do ensino coloca a tónica na «motivação» dos alunos que é a antítese da mobilização e do investimento pessoal que um processo de aprendizagem, como processo de autoprodução, implica.
Se somos intrinsecamente curiosos e estamos condenados a conhecer porque estaria o trabalho escolar condenado a ser penoso?"

Ao ler este texto do Rui Canário recordei uma discussão passada aqui na blogoEsfera relativa à motivação. É um texto com sentido.

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