14 de maio de 2006

Memórias Soltas de Prof

A Isabel comemora um ano de memórias na blogosfera.
Começou a sua caminhada com um pergunta, aparentemente, simples: "Stora, não vale a pena, eu para Matemática não dou nada".
É uma pergunta simples com uma resposta complexa. Todos os dias, alunos, encarregados de educação, professores, e demais interessados nestas questões, decidem de forma determinística, lançar a toalha ao chão. “Eu não dou nada” porque não tenho capacidade? “Eu não dou nada porque não tenho vontade de dar? “Eu não dou nada” porque me fizeram crer que eu nada tinha para dar? “Eu não dou nada” porque não tenho consciência do que posso dar? Eu não dou nada porque não me deixaram dar?...

A Isabel, como qualquer um de nós, ouviu isto algumas vezes (e também os vi algumas vezes começarem a "dar").

Pergunto se este projecto pode algum dia acabar? O projecto da Isabel é o nosso projecto. Será possível encontrar respostas definitivas para uma questão tão complexa que exige do professor faculdades de auto-reflexão e de análise, e que requer do professor um saber maior do que o saber científico? Para responder a este tipo de questões, o professor terá de juntar ao conhecimento científico da matéria de ensino, o conhecimento filosófico, poético e, essencialmente, o conhecimento religioso [o professor precisa de acreditar sempre].

Um bem-haja à Isabel por ainda acreditar.

Sem comentários: