6 de julho de 2006

Tempo para reflectir…

Christopher Day, no final de cada capítulo, abre um espaço de reflexão oportuno. O autor encerra o primeiro capítulo – Porque é que a paixão é essencial - com um conjunto de perguntas extraídas do trabalho de “Geert Kelchtermans, um educador belga que identificou cinco componentes do eu dos professores, a partir de análises e entrevistas intensivas realizadas junto de professores principiantes e experientes:

1. A auto-imagem
. Quem sou eu como professor?
. Que articulação estabeleço com quem sou como pessoa?
2.
A auto-estima
. Até que ponto estarei a fazer bem o meu trabalho enquanto professor?
. Como me sinto em relação ao meu trabalho como professor?
. Estou satisfeito comigo mesmo sendo professor?
. Quais são as fontes de alegria e de contentamento?
. O que me faz duvidar das minhas próprias qualidades pessoais e profissionais?
3.
A motivação para o trabalho
. O que me motivou a tornar-me professor?
. O que me motiva a continuar a ser professor?
. O que poderá contribuir para elevar (ou manter) a minha motivação como professor?
. O que posso fazer para que isso ocorra?
. Como podem os outros ajudar-me?
4.
A percepção da tarefa
. O que devo fazer para ser um bom professor e como devo fazê-lo?
. Os problemas emocionais ou relacionais dos meus alunos preocupam-me? Até que ponto?
. É suficiente que todos os meus alunos atinjam os objectivos mínimos nas minhas aulas?
. Qual é o meu programa de desenvolvimento profissional pessoal?
. O que é que eu faço actualmente que faz parte do meu trabalho enquanto professor?
. E o que é que não faz parte desse trabalho?
. O que posso fazer para melhorar a minha situação?
5.
As perspectivas futuras
. Quais são as minhas expectativas para o futuro e o que penso delas?
. Como imagino o resto dos meus anos no ensino?
. Que acções posso levar a cabo para que o futuro seja melhor?


O livro promete!